Fazer a mala é quase um talento. Mas com algumas dicas é possível organizar as roupas de forma compacta. É o melhor: desamassada.  

✔️ Invista em um modelo com bom custo/benefício que durará anos. 

  

✔️ Separe as peças de acordo com o local, o tempo, a duração e o obejtivo da viagem. Coloque todos os itens em cima da cama para visualizar o que está levando. Lembre-se que roupas clássicas e neutras são sempre boas opções pela sua elegância e versatilidade.

    

✔️ Comece organizando os sapatos, devidamente embalados em sacoa de tecidos e com as meias dentro, nas laterais da mala. Na sequência, outros itens pesados, como o nécessaire. 

  

✔️ Em seguida é a vez das roupas: quanto mais esticadas, menos chegarão amassadas no destino. Os acessórios vão acomodados nas laterais. 
Comece pelas calças, das mais pesadas (tipo jeans!) às mais leves, alternando o lado do cós.
✔️ Depois vêm os rolinhos de camisetas e malhas que, ao contrário do que parece, irão amassar muito pouco. 

  

✔️ Por último, coloque os  ternos e camisas. Paletós seguem dobrados no avesso ao meio nas costas, no sentido vertical. As camisas devem ter as mangas dobradas na frente e os colarinhos abertos.    Mesmo assim, eles correm o risco de amassar. Por isso tire-os da mala assim que chegar e pendure-os. Colocar no banheiro durante o banho é uma boa dica, pois o vapor ajuda a desamassá-los.